sábado, 10 de novembro de 2012

Indicação : The Walking Dead - O Livro


Como eu fiquei muito tempo longe decidi recompensar vocês falando aqui sobre uma das minhas paixões.  Eu sempre gostei de vampiros, bruxas, doendes e companhia (haha ok, eu sei que eles não existem, relaxem). Mas zumbis nunca foi muito minha praia, parecia meio bobo por ele nunca apresentar perigo nenhum se estivesse sozinho. Então, no começo do ano minha irmã começou com uma história de The Walking Dead e isso e aquilo, até que eu e meus pais decidimos assistir. O resultado : minha casafoi TOTALMENTE atingida pelo "vírus" de TWD. E é sobre isso que vim falar hoje;

TWD é uma série lançada , originalmente, em HQs nos EUA. Mas o sucesso da transmissao para a TV foi tão grande que criaram um livro " TWD: A Ascensão do governador".  E WAW! que trabalho. Eu realmente não sei por onde começar a falar do livro. Só um detalhe importante : o governador foi premiado em 2007, pela revista Wizard especializada HQs, como o vilão do ano, ganhando de Coringa e tudo mais.  VocÊ já pode imaginar o que vem pela frente.

Quando as pessoas começan, misteriosasmente, a se transformar em zumbis , Philip pega a filha Penny( de seis anos), os dois amigos de faculdade , Nick e Bobby , e o irmão mais velho , Brian, e decidi fugir em direção a Atlanta ( onde acreditar ter um centro de refugiados).  Só existe um problema, o país inteiro foi tomado por zumbis, que perambulam pelas ruas atentos a aproximação de seres vivos, prontos para devorá-los.  

Mas a história é muito menos sobre zumbis do que se imagina. Em um cenário pós-apocalíptico, Philip e seu grupo terão que lidar com o maior desafio de todos, manter aquilo que os diferencia dos monstros devoradores : a humanidade , paciência, amor, ética, a sanidade mental, a esperança, a piedade. E acreditem, em um mundo  no qual a sobrevivência vem em primeiro lugar , isso é muito, e MUITO difícil.



O governador, interpretado por David Morrissey, na série televisiva. 

A narrativa, é claro, é feita de ação do começo ao fim . Sangue, tiros, mortes, até tortura . Os momentos de calmaria, em que não há confrontos, chegam a ser até, mais pertubadores. O clima beira sempre a loucura. Um personagem pode explodir a qualquer momento. A transformação dos homens em animais ( até mesmo Penny) é vizível, e horrorizante. 

O narrador está sempre nos mostrando o que se passa pelas mentes (quase insanas) dos personagens. O que , muitas vezes, nos leva a entende-los até mesmo em suas decisões mais anti-éticas . Aliás, eles não estão apenas expostos aos perigos dos mortos. Com a contaminação , prisões foram abertas e todo o tipo de gente ( psicopatas, homens de bom coração, pais de família, ladrões e estupradores) se encontra junta, numa mistura de vísceras e nenhum pouco de esperança. E aqui eu encontro a forma mais fácil e cruel de descrever o livro : o mundo está muito mudado, a raça humana está a ponto de acabar, a teoria do caos está em prática por todos os lados e só há uma forma de se manter vivo : deixando de lado aquilo que o caracteriza como ser humano e racional.




Já deu pra perceber que esse livro não é recomendado para qualquer um . E não digo pelas cenas de confronto, mas pela profundidade psicológica da história. O zumbis são só um fundo pra mostrar o que nos leva a chegar a loucura.  As tranformações psicológicas dos personagens ( até mesmo de Penny) chegam a ser perturbadoras.  Decididamente não é um livro para pessoas de estômago fágil e flexibilidade moral e ética fácil.  Aqueles considerados " politicamente corretos" e os muito religiosos, vão provavelmente se sentir MUITO incomodados. 

TWD não é apenas sobre sobrevivênvia,  também fala sobre a fragilidade do ser humanos perante situações enlouquecedoras. Nosso cérebro é uma bomba relógio.  Eu indico MUITO esse livro, ainda amis para os fãs da série TWD. " Mas tenha em mente que esse livro não vai apertar seu coração, mas sim, deixar um buraco enorme nele ". E, tenha um livro bem Meg Cabot ( cor-de-rosa) para ler depois. As chances de você quase virar um zumbi, são grandes.

Boa leitura.

ps > Um pouquinho do livro para você ficar curioso.

" - Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos transformando em monstros piores que eles, está me entendendo? Agora não existem mais regras! Não existe filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão, agora somos nós e eles e tudo o que eles querem fazer é devorar a gente! E por isso nós é que vamos devorar a porra dos zumbis! A gente vai mastigar eles e depois cuspir no chão e nós vamos sobreviver a essa situação, ou então eu vou destruir a droga do mundo! Você entendeu o que eu falei? ENTENDEU O QUE EU FALEI?"



o trecho acima foi tirado do site http://www.liumlivro.com

5 comentários:

  1. Nunca assisti a serie. Mas com o que você escreveu deu vontade de assistir. Eu gosto de jogar alguns jogos de zumbis, e se gostar vou comprar o livro. O legal também é que parece ter uma história boa além dos zumbis.
    Ah.. e acho bom mesmo ter mais histórias como aquela do post passado. Gostei muito.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca assisti a serie. Mas com o que você escreveu deu vontade de assistir. Eu gosto de jogar alguns jogos de zumbis, e se gostar vou comprar o livro. O legal também é que parece ter uma história boa além dos zumbis.
    Ah.. e acho bom mesmo ter mais histórias como aquela do post passado. Gostei muito.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu não esperava isso tudo da resenha! É que eu comecei a assistir a série e achei uma chatice total. Adoro zumbis, mas TWD foca mais no drama do que nessas criaturas em si. Não sabia que tinha saído o livro e sua resenha me fez ficar com vontade de lê-lo, parece ser bem melhor que a série!

    ResponderExcluir
  4. Meu namorado é viciadooo na série, mas eu não assisto por causa dos zumbis! haha Fiquei com vontade de ler o livro, quem sabe eu não me encanto com a série também.

    Beijos,
    http://pitadadecultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Uau.Deu muita vontade de ler agora...adoro livros sinistros assim...roamances o tempo todo é ruim.Um beijão flor! cadê a continuação da quele casal héin!?
    http://em-momentos-assim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir