domingo, 8 de dezembro de 2013

Sobre gente que vai embora


Deve ter gente por ai se perguntando quem é esse tal de Nelson Mandela que morreu e do qual todos os jornais estão falando. Bom, é sobre isso que eu vim falar hoje. Ok, não só sobre isso, é muito mais sobre esperança e bons exemplos do que sobre morte.

Nelson Mandela foi o principal símbolo da luta contra o Aparthied na África do Sul - segregação racial que dava poder aos brancos  entre 1948 e 1995 - com uma diferença, ele não pegou em armas. Ele ensinou seu  povo a perdoar. A perdoar todos os anos de humilhação e desrespeito e a não odiarem os brancos, tanto os responsáveis, quanto os que alimentavam a segregação.  Ele impediu que a guerra civil tomasse conta do seu país. Entre 1995 e 200, Mandela foi  o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul e continuou com seus ideias de paz e transformou o país no que ele é hoje.

 Não vamos nos ater aos erros, que sempre existem, mas sim a mensagem que essa figura nos deixou. É fácil sentir raiva e rancor e odiar aqueles que nos fizeram mau, mas em um piscar de olhos nos tornamos para estes exatamente o que eles foram para nós, humilhando - os e os desrespeitando.  Mandela conseguiu a paz com a paz. Não como fez o ex Presidente Bush entrando em guerra com países e pessoas que eram supostamente terroristas, sob o pretexto de que estava colocando o mundo em paz.

Mandela seguiu exatamente o disse que faria ao entrar na presidência, mostrando a humanidade que as vezes o país só precisa de uma pessoa de moral política e pessoal.

Eu não consigo não ser uma pessoa política e separar a minha vida dessas questões. Por isso hoje eu me junto aos milhões de pessoas ao redor do mundo que sentem a perda de um dos maiores homens que já passaram pela terra.

"Parece sempre impossível, até que seja feito." - Nelson Mandela

*ps.: esse texto foi escrito sexta feira, mas só pude postar hoje. 

3 comentários:

  1. A paz devia ser buscada unicamente dessa forma, com paz. Sem violência. Mandela sempre foi e para as gerações futuras continuará sendo uma referência na luta pela paz mundial. Um grande ser humano que nunca morrerá, pois sempre estará vivo em nossas memórias.

    ResponderExcluir
  2. Ele teve ótimas atitudes. Que seja exemplo para muitos presidentes.
    Beijos, Aline
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Um exemplo de uma das maiores personalidades do sec XX e XXI.
    E ao final, completou seu ultimo grande ato: Sua morte, para lembrarmos e eternizarmos seus feitos nos livros e mentes dos próximos que viram.

    Adorei o post! Parabéns!

    ResponderExcluir